DICA DA SEMANA

Filed under: by: Clube Aventura de Alte

"DICA DA SEMANA"

A altura correcta desde o pedal (planta do pé) ao selim

Muitas teorias são aplicadas neste capitulo, no entanto eu acredito que a mais fiável, e a que garante menos improviso, é a que foi "desenvolvida" pelos nossos amigos Americanos, que são reconhecidamente grandes estudiosos da rentabilidade do corpo Humano aplicada ao desporto.

É uma regra muito simples e que qualquer um pode fazer em casa.
Basta colocar-se encostado a uma parede (com os sapatos que usa na bicicleta calçados) e com um nível entre as pernas (para ter a certeza que não há falhas) marcar a sua altura até a zona de contacto com o selim, depois mede essa altura desde o chão e multiplica por 0.883.
Por exemplo:
Uma pessoa que meça 82 cm (nesse parâmetro) multiplica por 0.883 e o resultado é 72.4 cm.

Estes 72.4 cm são a distancia indicada como correcta para o espaço entre o centro do eixo pedaleiro e o topo do selim.

E porquê esta medida?
Principalmente porque é a medida que permite que durante o nosso exercício nós possamos DE VEZ EM QUANDO fazer alongamentos, ou seja, se andarmos muito "alto" vamos fazer demasiados alongamentos, e se andarmos demasiado "baixo" nunca os vamos fazer!
O que acontece é que numa situação incorrecta vamos provocar um cansaço prematuro e dores musculares, principalmente nas pernas e na zona dorsal e lombar.

Volto a frisar um aspecto importante!

Em ergonomia "o correcto" nem sempre é o mais confortável, mas é seguramente o mais indicado para "a maior potência com o menor desgaste".

Se for esse o caso, e mudarem a vossa altura de selim, não esperem sentir-se confortáveis logo de seguida, o mais provável (mais habitual) é sentirem-se muito alto e isso vos aumentar a sensação de insegurança,é necessária habituação!

É claro que esta dica é para quem pratica XC, outras modalidades obrigam a outros parâmetros.

Um agradecimento especial ao Vitor Vitorino da VBBikes de Palmela por esta dica super interessante

0 comentários: